Não tendo conseguido, com grande pesar, a origem do título Nossa Senhora do Bom Conselho, trasladarei para esta coleção o que diz a história sobre o quadro milagrosamente transportado para a cidade de Genazzano.
Com o advento dos imperadores cristãos, Genazzano foi doada aos papas, e Sixto III fez logo edificar, ao lado do convento dos padres agostinianos, uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Bom Conselho. Desde então os dias 25 e 26 de abril não eram mais profanados por festas nas quais se ofendia a Deus e pervertia a mocidade. Eram dias alegres, como outrora, com seus folguedos ao ar livre, segundo o costume do povo, mas ao mesmo tempo santificados pela devoção a padroeira da cidade.
Com o correr do tempo, a velha igreja ficou em ruínas, mas os habitantes de Genazzano, por falta de recursos, não podiam construir templo, nem mesmo reformar o antigo.
Porém uma viúva rica, chamada Pedrina, muito devota de Nossa Senhora do Bom Conselho, toma coragem e empreende a construção da nova igreja, confiando unicamente na Providência Divina e na proteção da Rainha do Céu. Aos que zombavam de sua confiança, tentando dissuadi-la da arriscada empresa, a valorsa senhora respondia: "Não tenham cuidado, pois a Santíssima Virgem e o santo padre Agostinho (de cuja ordem ela era irmã terceira) hão de levar a cabo os meus trabalhos, e dão-me a doce confiança de ver em breve coroados felizmente os meus esforços.!
No ano de 1467, no pontificado de Paulo II (1464-1471), por vários motivos estavam suspensas as obras do templo, e eis que justamente no dia 25 de abril, dia em que em Genazzano se celebrava a feira pública que substituiu a festa das flores dos pagãos, feira essa festejada sempre com grande afluência de povo, repentinamente uma nuvem em forma de coluna apareceu no ar e, baixando docemente, encostou-se a uma das paredes mais elevadas da construção, e dissipou-se, aparecendo então, pintada a fresco, uma imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho. Os sinos por si sós repicavam festivamente, como que anunciando o extraordinário acontecimento.
Todos perguntavam, admirados, de onde teria vindo aquele quadro, cuja aparição atraiu logo a Genazzano enorme multidão de forasteiros, entre os quais apareceram dois albaneses, Solavis e Georgi, que, chegando ao lugar do milagre, manifestaram grande alegria, o que chamou a atenção dos circunstantes.
Foram por isso interrogados e então contaram, sob juramento, que já tinham venerado aquela imagem em uma igreja da Albânia. Acrescentaram que, ao saírem de sua terra, então dominada pelos turcos, viram-na destacar-se da parede e, rodeada por uma nuvem, tomar o rumo da Itália. Impelidos a acompanhá-la, entraram confiadamente no mar, atravessando-o por sobre as ondas, a pé enxuto, e, sempre guiados pela nuvem, chegaram às vizinhanças de Roma, onde a perderam de vista.
Logo que desvendaram a misteriosa aparição, redobraram as demonstrações de devoção e alegria, de tal modo que, pouco meses depois, foi continuado e concluído o templo iniciado por Pedrina, o qual se tornou um centro de peregrinações para o povo católico.
Nossa Senhora do Bom Conselho é a padroeira da Província Jesuíta do Brasil Central.
A graça de uma feliz escolha de estado é a graça por excelência de Nossa Senhora do Bom Conselho.
Esta jaculatória foi colocada na Ladainha Lauretana pelo grande Papa Leão XIII, que trazia sobre a sua mesa a imagem da Mãe do Bom Conselho.
O que significa um “bom conselho”?
O conselho é um ato de prudência que prescreve a escolha dos bons meios, para se chegar a um bom fim. É como uma luz pela qual o Espírito Santo mostra o que é preciso fazer no tempo, lugar, circunstâncias em que nos encontramos.
Nós o experimentamos nas horas difíceis da vida, nos momentos de escuridão, de desânimo, de dúvidas, quando não sabemos mais como continuar o caminho. Quando recebemos um bom conselho, encontramos a luz e a esperança que abrem de novo um caminho para seguir.
O primeiro templo dedicado a Nossa Senhora do Bom Conselho é o da cidade de Genazzano, Itália, por iniciativa do papa São Marco, em 336.
Uma lenda conta que, no século XV, uma imagem da Virgem que estava na cidade de Scutari, Albânia, se desprendeu da parede milagrosamente e foi levada pelo vento em direção à Itália. Dois moradores seguiram a imagem e chegaram ao Santuário de Genazzano, onde se encontra até hoje. Entenderam que aí seria o refúgio apontado por Maria para a sua imagem e para o povo da Albânia que sofria ataques dos muçulmanos.
Nossa Senhora do Bom Conselho é considerada a intercessora da humanidade e entende as aflições dos seus filhos. Sua celebração acontece no dia 26 de abril.
Nossa Senhora do Bom Conselho! Rogai por nós que recorremos a Vós!