O título de “Nossa Senhora da Comunicação” tem a sua origem no Brasil e é muito recente, com certeza posterior ao ano de 1931. Foi o nome que deram os religiosos salesianos de Itatiaia a uma imagem que receberam de presente, vinda da França. A imagem francesa é uma réplica da obra do artista Albert Roze, situada no cume da torre da Basílica de Nossa Senhora de Brebières, na cidade de Albert.
Construída entre os anos de 1885 e 1897, a Basílica foi destruída por sucessivos bombardeios durante a Primeira Guerra Mundial. O primeiro bombardeio, em março de 1915, deixou a imagem de Nossa Senhora em posição horizontal, e a basílica em ruínas, assim como o resto da cidade. Por isso Ela começou a ser chamada a Virgem deitada. Um segundo bombardeio acabou por destruir totalmente a Basílica e a imagem.
Entre os anos 1927 e 1931, tanto a Basílica como a imagem de Nossa Senhora que se encontrava no cume da torre de 62 metros foram totalmente reconstruídas conforme o desenho original. A imagem é uma representação de Nossa Senhora levantando nos braços o Menino Jesus, mostrando-O à humanidade
Uma pequena réplica da imagem foi doada pelo Padre Pedro Falcone ao Sistema Salesiano de Vídeo-Comunicação em Itatiaia (MG), ganhando o novo nome de “Nossa Senhora da Comunicação”. Mais tarde, o artista italiano Gianfranco Cerri, radicado em Belo Horizonte, faria uma nova réplica da imagem, que seria colocada no Instituto Social da Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma.
Posteriormente, a Pastoral da Comunicação em numerosos lugares adotou “Nossa Senhora da Comunicação” como a sua padroeira. De fato, Ela dá o exemplo a todos os comunicadores sociais: pela sua pureza virginal, Ela é canal de graça, que nos comunica a melhor Palavra, seu próprio Filho Jesus Cristo. Ela é também mestra no uso da palavra, o que fica evidente na passagem da Anunciação, na qual, depois de pedir ao Anjo um esclarecimento importante, responde à vontade de Deus com um Sim firme e honesto, que é confirmado ao longo de toda a sua vida. No dia do nascimento de Jesus, quando os pastores acorrem a Belém, encontram o Menino nos braços da sua Mãe. O mesmo acontecerá depois com os reis magos. Ela mostra a todos os povos o seu Filho. Ela é portadora da melhor notícia que a humanidade já recebeu e poderá receber.
Oração: Oração a “Nossa Senhora da Comunicação” Virgem Santa da Comunicação, Vós que acolhestes o Verbo E O apresentastes ao mundo Pela divina maternidade; Ajudai-nos a nos comunicarmos E mostrarmos o rosto de Jesus para todos. Faze-nos usar de todos os meios disponíveis Para anunciarmos o amor de Deus E denunciarmos tudo que seja motivo de morte. Que a tecnologia, com seus avanços, Seja sempre instrumento de comunicação Para a promoção da vida. Que os agentes da comunicação Sejam amantes da verdade Em favor do bem comum, Incentivando a fraternidade E a solidariedade entre os povos. Ó Maria da Comunicação, Intercedei por todos nós Que queremos comunicar ao mundo O vosso Filho e Senhor nosso, Jesus Cristo. Amém. Nossa Senhora da Comunicação, Rogai por nós!
Vierge d'Albert" - Bronze dourado do artista francês George Albert. Obra significativa, original, única, do final do século 19. Foi adquirida em Paris pelo Dr. Manoel Casado Lima e sua esposa, sra. Carolina, viscondessa do Livramento (Recife -PE), que a deram de presente ao Pe. Pedro Falcone: este, por sua vez, a doou ao Sistema Salesiano de Vídeo-comunicação (SSV). O título de "Nossa Senhora da Comunicação" foi dado no SSV.
Transcrevemos abaixo o artigo do jornalista alemão que assina GM, publicado na primeira página de Kirche und Leben de 27/05/1990, domingo, dia dos Meios de Comunicação Social. O jornal é órgão oficial da Diocese de Münster (Alemanha). O articulista, no texto original, acha que o bairro Itatiaia é uma cidade próxima de Belo Horizonte. Devido à origem italiana da Congregação Salesiana, julga que há religiosos italianos que trabalham no SSV. Uma réplica desta imagem, também em bronze, feita pelo artista italiano radicado em Belo Horizonte, Gianfranco Cerri, está no Instituto de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma.
Vi a pequena estátua de Nossa Senhora na capela dos salesianos, em Itatiaia, não longe da cidade brasileira de Belo Horizonte, e lembrei-me de Novalis: "vejo-te, Maria, representada com carinho em imagens mil..." Aqui, no Centro de Produção de Filmes e Vídeos destes religiosos italianos e brasileiros, vi uma nova imagem de Maria: a Mãe da Comunicação. Estranho e surpreendente pelo menos para quem associa o conceito 'comunicação' com o processo técnico de veiculação de notícias. E, no entanto, conforme me disse Pe. Antonio Pacheco de Paula, em última análise,
Maria nos transmitiu a notícia mais significativa, a mensagem mais importante para nossa vida: Jesus. E já que nós, jornalistas, por profissão, nos ocupamos principalmente com veiculação de notícias e mensagens, não é tão estranho que a gente se considere, por assim dizer, colega de Maria. Ela proporcionou a nós, humanos, a melhor notícia, o 'furo' sem igual: Cristo está sempre junto de vocês, não precisam ter medo, Ele está a seu lado. Por isso, como mostra nossa reprodução gráfica, Maria levanta bem alto o menino Jesus, à maneira de um cabeçalho: a manchete de nossa vida!
Quando meus amigos brasileiros me disseram que Maria é para eles a mais estimada colega, por ter veiculado a matéria mais interessante e profunda para a nossa vida, devo confessar que, num primeiro instante fiquei em silêncio. Mentalmente, fiz uma revisão: para mim, quem era Maria? Um idílio, uma balada, um certo encanto religioso, que leva a fazer uns versos?
Aqui, junto dos salesianos brasileiros, vivenciei Maria numa nova imagem jornalística: ela nos proporcionou a manchete para a nossa vida, aqui, acima de mim, lhes mostro Jesus. Eu lhes consigo acesso a Ele. Eu lhes sirvo de agência e advogada, e lhes abro o caminho para meu Filho. O que Ele lhes disser é exclusivo, único para cada um de vocês...
Aí entendi os salesianos de Itatiaia: compreendi porque, na qualidade de publicitários de Nossa Senhora, lhe dedicaram na capela uma imagem com o título de Nossa Senhora da Comunicação.
Nossa Senhora da Comunicação! Rogai por nós que recorremos a vós!