El Quinche é uma pequena vila nas encostas geladas da Cordilheira dos Andes. Entre tantas manifestações da devoção mariana nesse país, a de Nossa Senhora da Apresentação de EI Quinche foi a mais notável, merecendo-lhe o título de Padroeira do Equador, desde sua coroação em 20 de junho de 1943, em Quito, a capital.
A história começa quando, em 1591, os índios de Oyacachi recebem das mãos de Dom Diego de Robles, um artista espanhol, a escultura da imagem, em troca de madeiras de fino cedro existente na região.
Segundo a tradição, antes disso a Virgem já havia aparecido várias vezes àquela gente simples e prometera-lhe proteção contra as feras e os estragos das tempestades e dos vulcões, se ali construíssem para ela um altar. Por isso, foi com muita alegria que receberam o presente do artista espanhol. Logo dedicaram-lhe uma gruta natural que passou a ser o local onde todas as tardes se reuniam para entoar louvores e fazer seus pedidos a Nossa Senhora.
Os peregrinos para lá afluíam em tão grande número que Oyacachi tornou-se muito pequena para recebê-Ios. Em 1604, por ordem de Dom Frei Luiz López de Sólis, a imagem foi transladada para EI Quinche, uma aldeia maior, distante 50 km de Quito. Centenas de índios e espanhóis acompanharam a procissão e em cada povoado que paravam o povo vinha saudar a Imagem da Virgem com velas, músicas e vivas. EI Quinche preparou-se para recebê-Ia e colocou-a no altar principal da Igreja do povoado. A partir daí este tornou-se um grande centro de peregrinação.
Oração: Nossa Senhora de Quinche, vós que sois padroeira do povo equatoriano, rogai também por nós, povos da América Latina. Precisamos de sua intercessão, Mãe de Deus, pois são muitos os desafios vívidos em toda a América. Abençoai aos povos indígenas, zelai por todos eles, muitos, dizimados pela cobiça do homem branco. Cuidai dos povos da América, Mãezinha! Tornai-nos mais unidos e mais fiéis à Palavra de Deus. Nossa Senhora de Quinche, rogai por nós!