Entre 1968 e 1970, Nossa Senhora apareceu no alto de uma igreja ortodoxa copta em Zeitun, Egito, nos arredores da cidade do Cairo, duas a três vezes por semana. As aparições duravam de vinte minutos a oito horas. A Virgem estaria cercada de uma luz muito intensa e às vezes uma pomba poderia ser vista acima dela.
Milhões de pessoas foram vê-la, inclusive o presidente egípcio Gamal Abdel Nasser. Em todos as aparições no Egito Nossa Senhora nunca disse uma palavra.
Nossa Senhora de Zeitoun refere-se a um fenómeno de aparições marianas em massa ocorridas no bairro de Zeitoun, no Cairo, Egito, entre 2 de abril de 1968 e 1971, sobre uma igreja copta dedicada a ela. A figura luminosa de Maria foi vista por milhares de pessoas de diversas religiões, incluindo cristãos, muçulmanos e ateus, e foi reconhecida pelas autoridades coptas e pelo Vaticano. O evento, embora não tenha transmitido mensagens específicas, foi associado a curas, milagres, conversões e um renascimento da fé cristã, num período de desânimo após a Guerra dos Seis Dias.
Detalhes do fenómeno
Local e período:
Ocorreram na igreja de São Marcos, uma igreja copta no subúrbio de Zeitoun, Cairo, Egito.
Início e duração:
As aparições iniciaram-se a 2 de abril de 1968 e continuaram, por vezes, duas a três vezes por semana, até 1971.
Testemunhas:
Milhares de pessoas, incluindo egípcios, estrangeiros, clérigos e cientistas, de várias crenças (cristãos, muçulmanos, judeus), presenciaram o fenómeno.
Manifestações:
A figura de Nossa Senhora aparecia como um corpo luminoso, por vezes com um halo de luz, e por outras vezes como uma nuvem ou uma luz seguida por pombas. A imagem movia-se sobre as cúpulas da igreja, acenava e abençoava a multidão.
Aprovação e impacto
Reconhecimento:
O evento foi aprovado pela Igreja Copta Ortodoxa e o governo egípcio não encontrou nenhuma explicação natural para o fenómeno. O Vaticano também deferiu a decisão do líder da Igreja copta.
Impacto espiritual:
A aparição, num momento de desânimo após a Guerra dos Seis Dias, trouxe esperança e fortaleceu a fé de muitas pessoas, levando a conversões e a um renascimento da fé cristã no Egito.
Significado para o Egito
A cidade de Zeitoun era considerada um local de grande significado para a Sagrada Família, que teria encontrado refúgio no Egito durante a fuga da perseguição de Herodes.
Nossa Senhora em Zeitun! Rogai por nós que recorremos a Vós!