Bem antes da última peste que houve em Lisboa, em 1599, uma imagem da Mãe de Deus apareceu sobre uma fonte em Alcântara, na quinta dos Condes da Ilha. Essa fonte começou a ser chamada de "santa" porque sua água passou a curar várias enfermidades. Os condes levaram a imagem para sua casa, colocando-a em seu oratório. No entanto, certo dia a mesma imagem desapareceu do seu lugar para ser encontrada sobre um poço. Nossa Senhora manifesta-se, então, a uma menina, dando-lhe a missão de pedir aos vizinhos e familiares para ali construírem uma capela onde ela fosse venerada sob o título de Senhora dos Prazeres. As pessoas não duvidaram da criança e em pouco tempo a ermida foi erguida. A imagem foi ali depositada e os prodígios começaram a ocorrer.
Nossa Senhora dos Prazeres é a mesma Nossa Senhora das Sete Alegrias, devoção de origem franciscana.
As maiores alegrias ou os maiores prazeres de Maria Santíssima , que foram enumerados por um noviço franciscano, são os seguintes: a anunciação do anjo, a saudação de Isabel, o nascimento de Jesus, a visita dos Reis Magos, o encontro com o Menino no templo, a primeira aparição do Ressuscitado e a sua coroação no céu.
Portugal foi a primeira nação católica a festejar as alegrias de Maria.
No Brasil, Nossa Senhora dos Prazeres é padroeira da catedral e da diocese de Lages (SC), onde sua festa é celebrada em 15 de agosto. Na arquidiocese de Maceió, da qual também é padroeira, a festa é em 27 de agosto. No estado do Espírito Santo, no Santuário de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, as sete alegrias de Nossa Senhora são comemoradas no domingo da Pascoela. Existem igrejas dedicadas a esta invocação também em Minas Gerais (Diamantina e Lavras Novas) e em São Paulo, na cidade de Piracicaba. O templo mais famoso é o que se situa nos Montes Guararapes, perto de Recife, que foi reformado e embelezado pelos Monges Beneditinos em 1782.
Atualmente, a Igreja celebra sua festa na segunda-feira após o segundo domingo do Tempo Pascal. Veja a seguir quais são as 7 alegrias de Maria celebradas na festa de Nossa Senhora dos Prazeres:
Primeira alegria: a Anunciação
Ao receber o Anjo Gabriel e escutar que Ela conceberia e daria à luz o Filho de Deus, a alegria de Maria é imensa, em conexão com a espera messiânica da humanidade. (Lc 1,31)
Segunda alegria: a saudação de Isabel
Ao ouvir a saudação: “Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” Jesus salta de alegria no ventre de Nossa Senhora, enquanto o coração Imaculado de Maria exulta de gozo (Lc 1,42)
Terceira alegria: o Nascimento de Jesus
Em meio a dificuldades, em grande humildade, o nascimento do Messias é ocasião de imenso gozo, partilhado com José, em noite de estrela brilhante em Belém. (Lc 2,1-20)
Quarta alegria: a visitação dos Reis Magos
A manifestação da divindade, humanidade e realeza de Nosso Senhor, o Menino Jesus, enche o coração da sua Mãe de alegria e admiração. (Mt 2,1-12)
Quinta alegria: o encontro com Jesus no Templo aos 12 anos
Após uma busca angustiante, Maria e José encontram Jesus ensinando os doutores da Lei. Junto com a surpresa e a angústia, o coração de Maria guardou também o gozo de ver seu Filho atendendo às coisas de seu Pai. (Lc 2,41-52)
Sexta alegria: a aparição de Jesus Ressuscitado
Não há nos Evangelhos relatos de uma aparição de Cristo Ressuscitado a Maria, sua Mãe. Porém, a tradição da Igreja guarda enorme confiança de que ela aconteceu e que Maria foi a primeira a encontrar-Se com seu Filho Ressuscitado.
Sétima alegria: a coroação de Maria no céu
É o quinto Mistério Glorioso, quando, após ser assunta ao céu, Maria é coroada como Rainha do Céu e da Terra. Na presença do Pai, na comunhão do Espírito, e em união íntima com seu Filho amado, seu coração transborda de imensa alegria.
Oração
ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DOS PRAZERES “Nossa Senhora dos Prazeres, nossa Mãe querida, lembrando-me de vossas grandes alegrias: a Anunciação do Senhor, a visita à vossa prima Santa Isabel, o Nascimento do Menino Deus, a adoração dos Magos ao vosso Divino Filho, o encontro de Jesus no templo, a Ressurreição de Cristo e a vossa gloriosa Assunção, queremos pedir a vossa intercessão por nós e pelas nossas famílias junto a Deus. Que Ele nos livre das doenças e dos perigos, do desemprego e da desunião. Nossa Senhora dos Prazeres, ajudai-nos a sermos bons seguidores do vosso adorado Filho, lendo e refletindo a Bíblia Sagrada, alimentando-nos de Jesus na Eucaristia e participando ativamente de nossa comunidade. Queremos viver o mandamento do amor para com todos e caminhar em nossa vida dentro da justiça, colaborando para a construção da paz e da fraternidade. Amém!”
Nossa Senhora dos Prazeres! Rogai por nós que recorremos a Vós!