A devoção dos libaneses a Nossa Senhora é antiga. Remonta aos primeiros séculos da Igreja, pois seus ancestrais conheceram Maria pessoalmente. A proteção da Virgem aliada à de São Maron salvou o Líbano de muitos perigos, conservando a sua autonomia no decorrer dos séculos e confirmando seus habitantes na fé católica.
Em princípios deste século, no ano de 1904, o patriarca maronita Elias Hoayeck resolveu construir no cume do Haruça, no Monte Líbano, defronte à Baía de Djuniche, num dos lugares mais belos do país, entre o mar azul e o cimo das lendárias cordilheiras, um templo para comemorar o cinqüentenário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição.
A construção, iniciada naquele ano, foi inaugurada em 1908.
O belo monumento é composto por uma capela circular, com o formato de uma torre, rodeada por longa rampa em espiral. Sobre o santuário encontra-se uma imagem da Imaculada Conceição, mandada fazer na França e pesando cerca de 14 toneladas. Este templo é continuamente visitado por milhares de fiéis procedentes de todo o Oriente e também da Europa, que vêm agradecer a Nossa Senhora do Líbano os inúmeros milagres e graças alcançadas em seu intermédio.
Para melhor transportar os peregrinos, foram construídos quarenta teleféricos, que partem da cidade de Djuniche, situada à beira-mar, e se dirigem à montanha do santuário, descortinando aos olhos dos transeuntes um esplêndido panorama.
Em 1954, o papa João XXIII, então Cardeal, coroou solemente a estátua de Nossa Senhora do Líbano, por ocasião do cinquentenário de sua construção e do centésimo aniversário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição.
Nossa Senhora do Líbano possui muitos devotos no Brasil, principalmente entre os membros da colônia sírio-libanesa. Existem templos dedicados à Nossa Senhora do Líbano em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Juiz de Fora.
A devoção do povo libanês a Nossa Senhora é muito grande e cremos que venha desde o tempo de seus ancestrais, os fenícios, que conviveram com Maria durante a vida pública de Jesus. Esta proximidade trouxe a devoção a Nossa Senhora através das gerações, até os dias de hoje. Em 1910, por iniciativa de um patriarca maronita foi erguido um monumento em honra a Nossa Senhora do Líbano, no alto da montanha de Hariça, próxima à baía de Junieh, se onde partem teleféricos que levam os peregrinos procedentes de vários lugares do Oriente e Europa.Segundo a tradição, a proteção de Nossa Senhora tem livrado o Líbano de muitos perigos e faz crescer a fé católica no país. São muitas as graças alcançadas pelos fiéis que visitam o santuário e muitos milagres são realizados pela intercessão de Nossa Senhora do Líbano.
Oração: Ó Maria, Rainha dos montes e dos mares, Senhora de nosso querido Líbano, cuja glória te foi dada, e tu quiseste que ela fosse o teu símbolo. O teu candor supera o da neve do Líbano, e o perfume da tua pureza espalha como o perfume das flores do Líbano. Tu te elevaste majestosa como o cedro no Líbano. A ti pedimos ó Virgem, volve o teu materno olhar a todos os filhos e, estendendo as tuas imaculadas mãos abençoa a todos eles. Amém!
Nossa Senhora do Líbano! Rogai por nós que recorremos a Vós!