Esta não é uma devoção muito popular, porém encontramos em alguns autores referência sobre a Virgem Maria como um Altar, uma Arca, um Sacrário de Ouro.
São Germano de Constantinopla, na Festa da Anunciação da Santíssima Mãe de Deus, proclamou, cheio de júbilo, referências sobre a Virgem Maria citando Jacó, Moisés, Zacarias, Ezequiel, Daniel, Davi e o anjo Gabriel.
São Germano diz:
“Ela é o átrio sagrado da incorruptibilidade, o templo santificado de Deus, o altar de ouro dos holocaustos (Ex 30,28), o perfume divino do incenso (Ex 31,11), o óleo santo da unção (Ex 30,31; 31,11), o preciosíssimo vaso de alabastro contendo a pomada da tuberosa mística (Ct 1, 12), a lâmpada de ouro sustentada pelo candelabro de sete braços (Ex 25,31-39). Ela também é a arca sagrada material e espiritual, coberta de ouro por dentro e por fora, na qual se encontram o incensário de ouro, a vasilha do maná e as demais coisas já mencionadas (Hb 9,4; Ex 16,1)".
Para Nossa Senhora, não haverá palavras que descrevam de maneira suficiente toda a Sua beleza, Sua grandiosidade. O nome Dela já é algo precioso. Consideremos cada palavra que o anjo disse. Quando pronunciava a palavra “Senhor”, todo o amor ao Criador que ele tinha queimava, resplandecia nele. Ao dizer “ave”, percebe-se toda a reverência dele para com Ela! A alma enorme, grande, colossal, inimaginável, terníssima, intimíssima, majestosíssima de Nossa Senhora resplandecia diante dele. Maria Santíssima é um dom precioso que Deus nos outorgou para que descubramos o modelo de receptividade do sagrado, do divino. Por isso, Ela é nosso modelo de vida cristã.
Nossa Senhora do Altar de Ouro! Rogai por nós que recorremos a Vós!çã