A Nossa Senhora de Watsonville é uma imagem da Virgem Maria que se pode ver na casca de um carvalho em Watsonville, na Califórnia. Anita Contreras foi a primeira a ver a Nossa Senhora de Watsonville. A 17 de Junho de 1993, a Virgem apareceu enquanto Contreras ajoelhava para rezar pelas suas crianças. Desde então, milhares de peregrinos têm acorrido ao local, esperando um milagre.
Maria é adorada pelos Católicos Romanos como a Mãe de Jesus. Os Mexicanos também sempre tiveram uma particular devoção desde a sua aparente aparição em 1531 a Cuauhtlatoatzin, um camponês Nahuan e convertido ao cristianismo que tomou o nome de Juan Diego. (62% da população de Watsonville é de origem mexicana.)
A história da Nossa Senhora de Guadalupe é mais dramática que a de Watsonville. Juan Diego era uma espécie de místico ascético, que percorria a pé freqüentemente os 20 quilômetros que iam da sua aldeia à igreja em Tenochtitlan (Cidade do México). Foi nestas caminhadas que teve várias visões da Virgem. Alegadamente levou ao bispo uma capa em que a imagem da Virgem tinha sido pintada. Muitos acreditam que a pintura é de origem divina. Os cépticos pensam que foi feita por um artista humano e afirmada como de origem divina para trazer mais conversões ao Cristianismo.
Um altar para a Nossa Senhora de Watsonville foi montado no Lake County Park. O padre Roman Bunda celebrou Missa no local no sexto aniversário da descoberta de Contreras. "Para os que acreditam, nenhuma explicação é necessária," afirmou Bunda. "Para os que não acreditam, nenhuma explicação é possível." Pelo menos acertou na primeira parte .
Nossa Senhora de Watsonville! Rogai por nós que recorremos a Vós!