Conta a tradição que andando na aldeia portuguesa de Ortiga, freguesia de Fátima, certa pastorinha muda, a guardar o seu rebanho, lhe apareceu Nossa Senhora que lhe pediu uma ovelhinha. A menina sentiu a língua solta e respondeu que não daria a ovelha sem licença do pai que morava na aldeia Casal de Santa Maria.
A menina, foi a correr a contar ao pai, que ficou muito contente por ver a filha falar, e logo lhe ordenou que fizesse tudo o que a Senhora pedisse. A pastorinha foi falar à Mãe de Deus que lhe ordenou a construção de uma capela ali no local. Indo o pai da menina para ao local por esta indicado, encontrou uma imagem de Nossa Senhora sobre uma pedra entre ortigas, que levou para o Casal de Santa Maria, mas a imagem desapareceu dali para ser vista entre as Ortigas. Foi construída ali, uma pequena Capela que depois foi ampliada.
Desde então, todos os anos, nos princípios de Julho, centenas de pessoas afluem ao local em romaria, rezando e agradecendo à Nossa Senhora, participando na missa em Sua honra e acompanhando-a em procissão.
Curiosamente, a Virgem viria a aparecer mais tarde num local ali perto, em Fátima, a três crianças igualmente pastoras!
O Santo Padre o Papa Pio VII concedeu jubileu a Esta Capela, em 1801,a ganhar no primeiro domingo e nos dois dias imediatamente seguintes de Julho de cada ano.
Nossa Senhora da Ortiga! Rogai por nós que recorremos a Vós!