Curitiba, Corituba ou ainda Corityba, vem de Coreu ou Curi que significa “pinhão” e Tuba ou Tyba, “muito”. Curitiba, terra de muito pinhão. Em 29 de março de 1693, foi criada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba, quando os povoadores se reuniram na capela de pau a pique, onde já se encontrava a imagem da santa padroeira, Nossa Senhora da Luz, trazida pelos portugueses.
Nesse momento foram aclamados, como autoridades, seis homens de sã consciência, que fizeram seu juramento, perante o Padre Antonio de Alvarenga.
Não se sabe ao certo a data da criação da paróquia Nossa Senhora da Luz de Curitiba. Aceita-se como provável o ano de 1668. É certo que em 1683 foi rubricado um livro de registros de batizados. Padre João de Souto é o seu primeiro pároco.
Havia em Curitiba mais quatro outras igrejas: a da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas ( a edificação, de 1737, hoje é o edifício mais antigo da cidade), a de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, a de São Francisco de Paula, e a do Senhor Bom Jesus do Cabral.
Oração: Gloriosa Senhora da Luz, aurora fecunda e bendizeja do grande Sol divino que iluminou a pobre humanidade, envolta nas trevas do pecado, sede a estrela fulgurante, que nos guie os passos nos caminhos da perfeição e do bem. Viestes várias vezes à terra trazer aos vossos filhos aflitos doce mensagem de paz e de amor. Fazei que, aos clarões da vossa bondade, eu robusteça a minha fé e afervore o meu coração, necessitado da graça de Deus. Abençoai as nossas famílias para que elas sejam santuários de virtudes cristãs e células vivas do Corpo Místico de Cristo. Renovai os costumes da sociedade para que nela reinem a pureza, a ordem e a concórdia fraternal. Iluminai as nossas autoridades para que conduzam os destinos do Estado com sabedoria, justiça e espírito cristão. Virgem Mãe, Senhora da Luz, sublime padroeira de Curitiba e da Arquidiocese, abençoai os vossos filhos devotos que esperam, à luz da vossa proteção e, pelos méritos infinitos de vossos Divino Filho, alcançar um dia a eterna posse do Céu. Amém.
Nossa Senhora da Luz dos Pinhais! Rogai por nós.