Este título mariano está intimamente relacionado com Nossa Senhora de Lourdes, essa devoção tão importante para a fé do catolicismo mundial.
Sabemos que, em 11 de fevereiro de 1858, na vila francesa de Lourdes, às margens do rio Gave, Nossa Mãe, Santa Maria, manifestou de maneira direta e próxima seu profundo amor para conosco, aparecendo a uma menina de 14 anos, chamada Bernadette Soubirous.
Nesta aparição a Virgem revelou a Santa Bernardette que Ela era a Imaculada Conceição. Atualmente, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, é o destino de milhões de peregrinos, principalmente a gruta na qual Nossa Senhora apareceu a Santa Bernardette.
Existe uma réplica dessa gruta, nos Jardins Vaticanos, e a Igreja celebra Nossa Senhora de Lourdes em 11 de fevereiro.
A Gruta é um espaço cercado de misticismo e atrai as pessoas para a oração. Muitas pessoas associam esta devoção com a cura de doenças, pois Nossa Senhora de Lourdes é a padroeira dos doentes. E isto especificamente pela água da fonte que Nossa Senhora miraculosamente fez surgir diante de Santa Bernadette, fonte que é o marco da história da aparição. A água de Lourdes não deve ser confundida com a água benta, mas sim é um sinal de purificação espiritual.
Finalmente, existem muitas manifestações desta devoção no Brasil. Especificamente existe uma em Barueri, São Paulo, pela iniciativa do Sr. Yojiro Takaoka que, por ser devoto de Nossa Senhora de Lourdes, fez a construção de uma réplica da gruta, iniciando posteriormente a Comunidade Nossa Senhora da Gruta.
Oração: Ó Virgem puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes aparecer a Bernadete no lugar solitário de uma gruta para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala e nós falamos com Ele, ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma que nos ajude a conservar-nos sempre unidos em Deus. Nossa Senhora da gruta, dai-me a graça que vos peço e tanto preciso (pedir a graça). Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós. Amém.
Nossa Senhora da Gruta! Rogai por nós que recorremos a Vós!çã